segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

NOITES DE AGONIA
O PURGATÓRIO
Eis-me de volta, pior que antes
Ainda que prematuramente
Fui ao inferno ter com Dante
E retorno carcomendo o próprio dente.

Sinto minha alma cansada
De tanto em vida penar
Senhor! Poderia minh’alma se curada?
Deus! Poderia minha dor cicatrizar?

Senhor, não porque em vida tenho pecado
É que vosso perdão imploro
Mas, por não haver notado
O quanto é fácil te amar.

Senhor, olho incontinente para cima
Na vã tentativa de te ver
O inferno seria a minha sina?
Sofro por na morte não te ter

Arrependo-me agora verdadeiramente
De todos os meus pecados
Porque na vida fui indecente
E na morte meus atos são condenados.

Por isso senhor, agora
É de todo o meu coração
Que venho te pedir nesta hora
Misericórdia para minha podridão.

Senhor, ainda que tenhas sido crucificado
Tendes piedade da minh’alma
Tu que nesta cruz ostenta meu pecado
Vê senhor, se minha dor acalma.

Senhor, do monte das oliveiras
Torna-me senhor, menos indolente
Tira da minha boca as asneiras
Suplico-te Cristo, de forma inclemente.

Tu exposto no alto, nesta estaca de madeira
Com teu sangue lavando esta podre terra
Que pecou sua história inteira
E ainda assim sua vida de pecados não encerra.

Cordeiro sacrificado na cruz da injustiça
Unge com teu bálsamo esse corpo desnutrido
Longe do teu caminho, do teu amor e da tua justiça
Vago neste mundo como um morto carcomido.

Senhor, quisera eu assistir ao formidável
Dia da tua gloriosa redenção
Quem sabe o dia da minha salvação
Para ser teu servo inseparável.

Senhor, espero-te ansiosamente
Como o homem cansado de sofrer
Que já não suporta tanto padecer
Mas, se preciso, espero-te eternamente.

Senhor, toma um pouco do meu sofrimento
Deus, quando eu cair no chão
Segura a minha mão
E leva-me para o refrigério do teu firmamento.

Oh! Cristo do sermão salvador
Ajuda esta insipiente criatura
A aprender em tua sagrada escritura
A viver na paz do eterno criador.

Senhor, quando eu me sentir sozinho
E eles vierem de noite me atormentar
Não permite que eu saia do caminho
E que minha mão não volte sangue derramar.

Quando meu caminho estiver na escuridão
Dá-me de dia o sol, como dádiva pela minha ignorância
À noite a lua, como presente o seu clarão
Noite e dia, a estrela com sua eterna rutilância.

Senhor, quando eu me sentir cansado
Dá-me por um segundo um abraço
Abre-me teu braço sombreado
E deixa-me descansar à sombra do teu mormaço.

Senhor, onde está o te amorr eterno?
Muito embora sejas três em um
Procuro-te, mas, não consigo sair deste inferno
Quanto de vejo, não estás em lugar nenhum.

Creio senhor, que ainda me falta
Muito para chegar a ti
Tento de tudo com minha vã filosofia alta
Diz-me senhor, o que está de errado aqui.

Senhor, quando me faltar a visão da tua candeia
Dá-me a audição da tua vitória
Quando me faltar o paladar da tua ceia
Dá-me o tato da tua glória.

Senhor, quando eu me sentir tão transcendente
Lembra-me que não sou onisciente
Quando eu me sentir tão polivalente
Lembra-me que não sou oniparente.

Senhor, quando eu me sentir tão egocêntrico
Lembra-me que não sou onipresente
Quando eu me sentir tão antropocêntrico
Lembra-me que não sou onipotente.

Senhor, quando eu estiver perdido
Só tu podes me achar
Quando eu estiver ferido
Só tu podes me curar.

Senhor quando estiver na vida escravizado
Hei de ver-te, minha vida libertando
Quando estiver na morte me refugiando
Hei de ver-te com as trombetas chegando.

Senhor, quando a chama da perdição
Deixar-me com a alma cheia de mágoa
Não deixa o ódio dominar meu coração
E me limpa com tua abençoada água.

Senhor, quando o frio do meu leito
Impedir de entoar meu canto
Não deixa que o amor congele no meu peito
E aquece-me com o fogo do teu espírito santo.

Senhor, quando o fio da minha esperança
Arrebentar na teia da prostituição
Julga-me segundo tua aliança
E emenda esse fio para o caminho da ressurreição.

Senhor, na nau que leva para o céu
Ninguém pega carona no caminho
Pois bem sei senhor, que lá não é hotel
E ninguém entra como hóspede clandestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter comentado, seu comentário é muito importante